Sobre Cimento Queimado

O cimento queimado é utilizado como acabamento nas casas brasileiras muito mais do que imaginamos. O custo é uma das coisas que o faz tão popular: visto que sua composição leva basicamente cimento e areia, está entre as alternativas mais baratas para pisos do mercado. Por sua flexibilidade e durabilidade, pelo aspecto final e pelas várias alternativas de cores e acabamentos, o cimento queimado é visto desde a mais simples casa rural ate  no mais sofisticado apartamento da cidade.
 
E o quê que é?
 
O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita na obra onde se  mistura cimento, areia e água. Só.
 
Essa argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contrapiso ou sobre um lastro de concreto áspero. Mas tem que ser áspero tah? Se a  base estiver muito lisa, então tem que fazer um chapisco para aumentar a aderência do cimento queimado. Após a aplicação da argamassa, devemos conseguir o máximo nivelamento do piso, preferencialmente com régua metálica.
 
Se pararmos o processo por aí, esse piso vira o famoso cimentado, que reveste boa parte das calçadas das nossas cidades. Essa coisa de  “queimar” o cimento é o que o distinguirá de um simples piso cimentado.
 
Mas calma, queimar o cimento não tem nada há ver com com fogo ou maçaricos. Este é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida;
 
E então, a superfície deve ser desempenada com uma desempenadeira de aço, espalhando o pó de cimento sobre a argamassa e deixando o conjunto bem lisinho. Depois de seco, tah pronto!
 
Como fica?
 
O aspecto final é de um piso monolítico, ou seja, de grandes placas sem rejuntes, que é o que fica mais bonito. Apenas leves linhas de dilatação, que podem ser inclusive da mesma cor do piso, dividem os panos, o que torna os ambientes visualmente maiores. É importante que tenha essas linhas de dilatação se não o piso vai trincar. Mas ele não chega a quebrar não, a trinca é um comportamento normal desse tipo de peça…
 
Existem aditivos para aumentar a resistência, podemos também misturar elementos que dêem cor ao piso. Estes elementos normalmente são os corantes. O cimento queimado pode ser feito numa gama muito variada de cores, geralmente tendendo para os tons pastel, ou ainda pode se aproximar bastante da cor branca, se for executado com cimento branco e se o pó de mármore for aplicado na argamassa – que fica óó, uma beleza.
Fonte: Revista Arquitetura e Construção – Junho/97

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s