A diferença entre o vintage e o retro

Você sabe qual é a diferença entre o vintage e o retro? Tire essa duvida, e seja um expert na composição do old fashion na sua casa também!

Retro e vintage são dois rótulos de estilos para o vestuário e para decoração. Alias, essas duas palavrinhas dão um pouco de trabalho quando se trata de conceituar um projeto “- mas é vintage ou retro afinal?” “- ha, tanto faz…”

Tanto faz nada, vamos aprender diretinho o que cada um é! O mais facil de se entender é indo para a moda. Sempre a moda, não adianta.

Em termos de vestuário, um item  vintage é uma peça de roupa que é feita durante o período de 1920 a 1980. As roupas vintage traz um estilo que era popular durante um certo período de tempo extenso. Refere-se a um padrão, estilo e idade do objeto ou da roupa.

Para ser vintage é considerado que o estilo e o material utilizado tenham entre 20 a 75 anos de idade em comparação com as tendências da moda atual.

No entanto, tem pessoas que simplesmente usam roupas vintage como  uma forma de reciclar roupas ou de  economizar dinheiro mesmo… problem? 

  

O que vem depois, relacionado com vintage é o retro.

Retro é um tipo de estilo ou design que se refere às tendências anteriores, particularmente ao estilo vintage. Ele também é conhecido como “vintage inspirado” ou “look vintage.”

O Retro é diferente de vintage no que diz respeito às aparências e materiais.

A verdade é que o retro pega emprestado, reproduz ou imitada objetos vintages.

Dadas as devidas respostas do que é o que vamos as perguntinhas:

Por que as peças vintage custam mais caro que peças de móveis atuais?

Porque são originais e escassas. Quanto mais raras, mais caras. Já a sua releitura pode sair bem mais em conta, pois certamente será fabricado em série.

Em qual cômodo da casa o estilo pode ser utilizado?

Em qualquer local. Mas na minha opinião, o estilo pode ser mais modesto nos quartos de crianças  porque não se tem uma ligação histórica entre o objeto – velho – e a criança – novo. As peças antigas colocadas nos quartos dos filhos são na verdade escolhas dos pais. Portanto, atenção!

Uma peça vintage pode transformar um ambiente, dando mais estilo e beleza?

Olha, objetos antigos são muito pessoais. Quanto maior tiver sido a convivência da pessoa com algum estilo, mais vai desejar se ter por perto. Os móveis “de família” são a melhor referência. Mas cuidado pra que seu ambiente não fique carregado demais com objetos antigos..

Estamos falando de sua casa e não de um museu. ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s