Ipsilon Design: móveis para homem

Ipsilon Design

Com inspiração no universo masculino, os produtos da empresa refletem o conceito do negócio: ofertar design para os portadores do cromossomo Y

“1 – Abra uma cerveja e certifique-se de que nenhum animal selvagem está na redondeza”. É com esta instrução que o cliente é orientado a começar a montar um produto da Ipsilon Design. A descontração e linguagem evidenciam o plano de negócios da empresa: comercializar produtos de design para homens.

Colegas de Universidade, os empreendedores André Ramos, Altino Alexandre e Maurício Scoz, decidiram  de parar de vender suas mais-valias e apostaram em um negócio próprio. Os designers, que até então trabalhavam criando projetos para outras empresas resolveram criar para si mesmos.

André Ramos conta quais foram os critérios usados no processo de criação da Ipsilon: “Antes de tudo, sabíamos que precisávamos de um diferencial. Primeiro, percebemos que o varejo de móveis online estava crescendo e segundo que era preciso pensar em um nicho especifico. Fizemos algumas pesquisas e somando com a nossa experiencia decidimos focar no público masculino, que era um grupo crescente e até então que mal servido de peças de design”.

Ipsilon Design

Inspiração
“2 – Localize as ferramentas inclusas na embalagem: chave allen, parafusos, calotas e gabaritos de dobras”. Montar o próprio produto é correlacionado ao conceito masculino do “eu mesmo faço isto”, sem depender de terceiros, para tanto, todas as peças e o o próprio manual são personalizados. “Recebemos muitos feedbacks dos clientes quando eles montam os produtos, justamente por causa das descontrações que usamos nesta etapa, o envelope é vedado com cera e o manual é descontraído, eles gostam bastante”, revela Ramos.

As instruções usadas neste texto foram retiradas do guia de montagem da Cadeira Alpha. Carro-chefe da Ipsilon Design, a peça foi a responsável por apresentar a empresa ao mercado. Todo o design dela é pensado ao seu consumidor final, como o uso de chapas de metal e ângulos retos. “A inspiração veio do universo masculino, pegamos referências do mundo automobilístico, uma estética que remete a Lamborghini”, comenta Ramos.

Ipsilon Design

No vídeo institucional é possível ver um dos fundadores montando a cadeira Alpha.

Plano de negócio
Devido ao sucesso dos produtos, o empresário revela que planeja dedicar-se mais as vendas corporativas do que pela plataforma, tanto pelo ticket médio, que é maior, quando pela possibilidade de penetração no mercado. André afirma: “A nossa ideia e abandonar o e-commerce e focar em vender em lojas, principalmente em São Paulo que tem um público maior, ainda temos muito mias que mostrar ao mercado, nossa meta é causar”.

Por causa do diferencial e as estratégias de marketing, muitas vezes o público pode se confundir, e ligar o conceito da empresa ao machismo, contudo, os fundadores deixam claro, que o intuito sempre é usar o conceito de “masculino” como um gênero e estilo de vida e nunca de maneira negativa. Mais sobre o tema pelo site da empresa.