Tinta: qual a diferença de uma para outra?

Epóxi, acrílica, PVA… existem vários tipos de tinta no mercado, cada um com uma função diferente. Uns para parede externa, outros para as internas. Vamos descobrir qual a ideal para a sua obra.

O mercado oferece uma variedade de tipos de tinta, na hora de construir ou reformar você sabe qual deve usar para os ambientes internos e externos? Qual a mais indicada para fazer pintura em gesso? Aprenda a diferenciar as tintas e compre a melhor opção para sua obra.

Em primeiro lugar, o que precisamos saber é que a tinta utilizada para pintar a área externa não é a mesma para a área interna e essa escolha vai definir a qualidade e a durabilidade da pintura. Vamos la:

Tinta PVA

É o tipo mais utilizado, dissolvida em água não precisa de solventes. Ela é a mais prática para os pedreiros e também a mais indicada para áreas internas, já que para realizar sua limpeza basta um pano  úmido. A PVA cobre pinturas anteriores, seca com rapidez e não possui cheiro forte.

Ja em locais de áreas externas ou locais com umidades o melhor é não a tinta PVA já que as ações do tempo desgastam facilmente seu acabamento.

Uma peça de concreto moldada na obra faz as vezes de bancada, com um tanque embutido. Pastilhas cobrem a superfície: “O tom escuro é mais adequado ao local, onde são manipulados produtos químicos”, explicam os arquitetos Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza.:
tinta PVA

Tinta acrílica

Assim como a PVA, a tinta acrílica também possui secagem rápida e cheiro sutil, apesar de diluída em água contém em sua fórmula resinas que impermeabiliza a área de aplicação, ou seja, pode ser utilizada nas paredes externas.

Outra vantagem da tinta acrílica é o tipo de limpeza porque ela pode ser molhada, tornando sua lavagem mais prática e podendo ser utilizada em cozinhas e banheiros sem maiores problemas com a umidade. Ja a PVA não poderia….

A tinta acrílica possui dois tipos de acabamento: fosco ou brilhante, seu preço é um pouco mais elevado do que a tinta PVA.

Minha estante de engradados e o pontapé para decoração do home office.:
tinta acrílica fosca

 

21. Veja que a bancada tem profundidade menor do que a cuba: os 12 cm a menos ajudam a ampliar o banheiro. Quem acha que o boxe foi revestido de madeira de demolição se engana: o material é porcelanato (Ceusa). Nas demais paredes, comparece tinta acrílica (Açafrão Indiano*, da Coral).:
tinta acrílica brilhante 

Tinta esmalte

Possui base a óleo, portanto, não é solúvel em água. É a tinta ideal para pintura de ferros ou madeira, como janelas, portas, bancos e corrimãos. Não deve ser aplicada em paredes, pois bolhas podem surgir e causar descascamento. A tinta esmalte possui alto brilho e pode ser lavada com água. Como é aplicada em pequenas áreas, geralmente, é vendida em embalagens de 3 litros, ao contrários das outras que podem ser encontradas em latas de até 18 litros.

Fachada de casa rosa envelhecido com portão azul, ficou muito charmosa. Uma aposta interessante para fachada de uma casa pequena, estreita...:
tinta esmalte 

Tinta epóxi

É uma tinta sintética não solúvel em água, indicada para pintura de pisos, caixas d’água, box de banheiros, piscinas. É o tipo de tinta mais difícil de aplicar, pois precisa de solvente e catalizadores para que bolhas ou manchas não se formem, por isso, devem ser usadas por pintores profissionais que entendem do manuseio do material. Areas pequenas como banheiros e cozinhas sao os mais usuais, mas destaco esse projeto onde o piso do apartamento inteiro foi pintado – de azul. Sensacional.

A pintura com tinta epóxi (um tipo de tinta mais espessa e resistente, desenvolvida à base de uma resina) pode transformar qualquer tipo de piso: taco, cerâmica e até carpete de madeira. Em uma decoração mais rústica, é possível até aplicá-la diretamente sobre o contrapiso.:
tinta epoxi
Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s